domingo, 24 de julho de 2011

"Tarja preta... é remédio para doido, doutor???"

     As tarjas das medicações utilizadas na psiquiatria (incluindo a da infância e adolescência) podem ser de duas cores, com orientações distintas:
                                                         
Tarja preta com a frase: "venda sob prescrição médica - o abuso deste medicamento pode causar dependência". Os medicamentos com tarja dessa cor exercem ação (a)sedativa ou (b)estimulante do sistema nervoso central – são os psicotrópicos. Só podem ser vendidos com receituário especial de cor amarela (categoria "A") ou azul (categoria "B"). Exemplos: clonazepam, metilfenidato.



                                                             



Tarja vermelha com a frase: "venda sob prescrição médica - só pode ser vendido com retenção de receita". A exemplo dos medicamentos de tarja preta, também incluem os psicotrópicos, mas, com a necessidade de receituário especial de cor branca. Não causam dependência. Exemplos: olanzapina, fenobarbital. LENDA DESFEITA: "GARDENAL" NÃO É MEDICAÇÃO PARA "LOUCOS", TAMPOUCO É TARJA PRETA.

     Psicotrópicos não são necessários para a maioria das crianças e adolescentes acompanhados em serviços de saúde mental, mas, se forem prescritos por profissionais habilitados (psiquiatras da infância e adolescência), estes têm o dever de explicar a indicação, efeitos adversos / colaterais, além de pedir a opinião da introdução desse tipo de intervenção aos pais e ao paciente, mesmo que esse seja menor de idade. 

7 comentários:

  1. Com Deus tudo é possível, o medico passou fenobarbital para meu neto de 09 anos, mas ainda dei, e se eu tenho fé no meu Deus que será por pouquíssimo dias em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi sua colocação. Se o fenobarbital (Gardenal é um dos nomes comerciais) foi prescrito pelo médico do seu neto, e ele ainda não iniciou o uso, converse com o profissional a respeito. Essa medicação, utilizada de forma adequada, é um excelente tratamento (para epilepsia).

      Excluir
  2. O COMENTÁRIO DO DIA 13 PROCEDE...TENHO UMA IRMÃ QUE FICOU DEPENDENTE QUÍMICA DEPOIS DO USO DESTES REMÉDIO, TA DIFÍCIL AGUENTAR, AGENTE ESCONDE ELA CONSEGUE PEGAR...OUTROS ACREDITAM NA HISTORIA DELA E ARRUMAM MAIS REMÉDIOS.

    ResponderExcluir
  3. eu que ria saber quem faz o uso fenobarbital o Gardenal quando tiver uma certa idade se o médico vai diminuir a mg responda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Ribamar.

      A diminuição do fenobarbital é possível, mas, dependerá da avaliação do médico que o prescreveu. Essa diminuição, sem acompanhamento médico, traz riscos ao paciente.

      Excluir
  4. Sou dependente químico de benzodiazepínicos e posso dizer que a síndrome de abstinência não é brincadeira. Outra coisa que não é brincadeira são As reações "paradoxais" que se assemelham ao efeito da cocaína, mas com uma pior reação de abstinência claro. Não aguento mais, esse medicamento roubou minha alma, sair é um desafio contante e atormentador... Minha vida foi roubada pela pior droga...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.

      O uso continuado de benzodiazepínicos (diazepam, clonazepam, bromazepam, alprazolam, dentre outros) pode levar o indivíduo à dependência fisiológica.

      Os sinais e sintomas da síndrome de abstinência são mais intensos com benzodiazepínicos que duram menos tempo no organismo, mas, podem ocorrer, também, com os que têm longa duração.

      Ansiedade, tremores, náuseas e vômitos, delírio e alucinações, podem ocorrer na abstinência; convulsões, mesmo não sendo comuns, podem ocorrer e causar morte.

      Há tratamento para a suspensão de benzodiazepínicos. Para alívio da abstinência provocada pelas medicações, a critério médico, poderá haver a troca do benzodiazepínico em uso por um outro, de ação prolongada. Posteriormente, a dose poderá ser diminuída lentamente. Há medicamentos adicionais que podem ser úteis par alívio dos sintomas de abstinência

      Busque atendimento com médico psiquiatra; o desafio enfrentado por você poderá ser superado!

      Excluir