Tarja preta com a frase: "venda sob prescrição médica - o abuso deste medicamento pode causar dependência". Os medicamentos com tarja dessa cor exercem ação (a)sedativa ou (b)estimulante do sistema nervoso central – são os psicotrópicos. Só podem ser vendidos com receituário especial de cor amarela (categoria "A") ou azul (categoria "B"). Exemplos: clonazepam, metilfenidato.
Tarja vermelha com a frase: "venda sob prescrição médica - só pode ser vendido com retenção de receita". A exemplo dos medicamentos de tarja preta, também incluem os psicotrópicos, mas, com a necessidade de receituário especial de cor branca. Não causam dependência. Exemplos: olanzapina, fenobarbital. LENDA DESFEITA: "GARDENAL" NÃO É MEDICAÇÃO PARA "LOUCOS", TAMPOUCO É TARJA PRETA.
Psicotrópicos não são necessários para a maioria das crianças e adolescentes acompanhados em serviços de saúde mental, mas, se forem prescritos por profissionais habilitados (psiquiatras da infância e adolescência), estes têm o dever de explicar a indicação, efeitos adversos / colaterais, além de pedir a opinião da introdução desse tipo de intervenção aos pais e ao paciente, mesmo que esse seja menor de idade.
Com Deus tudo é possível, o medico passou fenobarbital para meu neto de 09 anos, mas ainda dei, e se eu tenho fé no meu Deus que será por pouquíssimo dias em nome de Jesus.
ResponderExcluirNão entendi sua colocação. Se o fenobarbital (Gardenal é um dos nomes comerciais) foi prescrito pelo médico do seu neto, e ele ainda não iniciou o uso, converse com o profissional a respeito. Essa medicação, utilizada de forma adequada, é um excelente tratamento (para epilepsia).
ExcluirO COMENTÁRIO DO DIA 13 PROCEDE...TENHO UMA IRMÃ QUE FICOU DEPENDENTE QUÍMICA DEPOIS DO USO DESTES REMÉDIO, TA DIFÍCIL AGUENTAR, AGENTE ESCONDE ELA CONSEGUE PEGAR...OUTROS ACREDITAM NA HISTORIA DELA E ARRUMAM MAIS REMÉDIOS.
ResponderExcluireu que ria saber quem faz o uso fenobarbital o Gardenal quando tiver uma certa idade se o médico vai diminuir a mg responda
ResponderExcluirBoa tarde, Ribamar.
ExcluirA diminuição do fenobarbital é possível, mas, dependerá da avaliação do médico que o prescreveu. Essa diminuição, sem acompanhamento médico, traz riscos ao paciente.
Sou dependente químico de benzodiazepínicos e posso dizer que a síndrome de abstinência não é brincadeira. Outra coisa que não é brincadeira são As reações "paradoxais" que se assemelham ao efeito da cocaína, mas com uma pior reação de abstinência claro. Não aguento mais, esse medicamento roubou minha alma, sair é um desafio contante e atormentador... Minha vida foi roubada pela pior droga...
ResponderExcluirBom dia.
ExcluirO uso continuado de benzodiazepínicos (diazepam, clonazepam, bromazepam, alprazolam, dentre outros) pode levar o indivíduo à dependência fisiológica.
Os sinais e sintomas da síndrome de abstinência são mais intensos com benzodiazepínicos que duram menos tempo no organismo, mas, podem ocorrer, também, com os que têm longa duração.
Ansiedade, tremores, náuseas e vômitos, delírio e alucinações, podem ocorrer na abstinência; convulsões, mesmo não sendo comuns, podem ocorrer e causar morte.
Há tratamento para a suspensão de benzodiazepínicos. Para alívio da abstinência provocada pelas medicações, a critério médico, poderá haver a troca do benzodiazepínico em uso por um outro, de ação prolongada. Posteriormente, a dose poderá ser diminuída lentamente. Há medicamentos adicionais que podem ser úteis par alívio dos sintomas de abstinência
Busque atendimento com médico psiquiatra; o desafio enfrentado por você poderá ser superado!