Parceria entre Educação e Saúde Mental do Escolar

domingo, 24 de julho de 2011

"Tarja preta... é remédio para doido, doutor???"

     As tarjas das medicações utilizadas na psiquiatria (incluindo a da infância e adolescência) podem ser de duas cores, com orientações distintas:
                                                         
Tarja preta com a frase: "venda sob prescrição médica - o abuso deste medicamento pode causar dependência". Os medicamentos com tarja dessa cor exercem ação (a)sedativa ou (b)estimulante do sistema nervoso central – são os psicotrópicos. Só podem ser vendidos com receituário especial de cor amarela (categoria "A") ou azul (categoria "B"). Exemplos: clonazepam, metilfenidato.



                                                             



Tarja vermelha com a frase: "venda sob prescrição médica - só pode ser vendido com retenção de receita". A exemplo dos medicamentos de tarja preta, também incluem os psicotrópicos, mas, com a necessidade de receituário especial de cor branca. Não causam dependência. Exemplos: olanzapina, fenobarbital. LENDA DESFEITA: "GARDENAL" NÃO É MEDICAÇÃO PARA "LOUCOS", TAMPOUCO É TARJA PRETA.

     Psicotrópicos não são necessários para a maioria das crianças e adolescentes acompanhados em serviços de saúde mental, mas, se forem prescritos por profissionais habilitados (psiquiatras da infância e adolescência), estes têm o dever de explicar a indicação, efeitos adversos / colaterais, além de pedir a opinião da introdução desse tipo de intervenção aos pais e ao paciente, mesmo que esse seja menor de idade. 

3 comentários:

  1. Com Deus tudo é possível, o medico passou fenobarbital para meu neto de 09 anos, mas ainda dei, e se eu tenho fé no meu Deus que será por pouquíssimo dias em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi sua colocação. Se o fenobarbital (Gardenal é um dos nomes comerciais) foi prescrito pelo médico do seu neto, e ele ainda não iniciou o uso, converse com o profissional a respeito. Essa medicação, utilizada de forma adequada, é um excelente tratamento (para epilepsia).

      Excluir
  2. O COMENTÁRIO DO DIA 13 PROCEDE...TENHO UMA IRMÃ QUE FICOU DEPENDENTE QUÍMICA DEPOIS DO USO DESTES REMÉDIO, TA DIFÍCIL AGUENTAR, AGENTE ESCONDE ELA CONSEGUE PEGAR...OUTROS ACREDITAM NA HISTORIA DELA E ARRUMAM MAIS REMÉDIOS.

    ResponderExcluir